A Proposta Pedagógica da Educação Infantil na Escola Futuro Ideal é dedicada aos múltiplos aspectos de aprendizagem das crianças nesse nível educacional. Ao adotar o material do Sistema Positivo de Ensino, a escola demonstra um compromisso com a qualidade do ensino. Os materiais didáticos refletem essa dedicação, evidenciando uma preocupação não apenas com o conteúdo, mas também com a abordagem em sala de aula, valorizando o papel do professor e reconhecendo a diversidade de estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos. Isso contribui para um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz. O Material Didático serve com o um norte para que o professor atinja todos os objetivos da educação infantil. As propostas desses materiais, assim como os projetos desenvolvidos na escola, as atividades complementares, aulas especiais, aulas passeios, garantem o direito da aprendizagem da BNCC (o brincar, conviver, participar, explorar, expressar e conhecer-se).
Na elaboração de cada situação didática, a Escola Futuro Ideal valoriza a relação significativa entre o saber e o aprender. O Livro Integrado do Positivo, juntamente com atividades complementares e projetos desenvolvidos, incorpora sequências didáticas que se baseiam na concepção da construção do conhecimento de forma integrada e global. Essas propostas de ensino buscam estabelecer uma inter-relação entre os diversos eixos sugeridos pelo Referencial Curricular Nacional, proporcionando às crianças uma experiência educacional abrangente e de acordo com os objetivos da BNCC.
As ações educativas na Escola Futuro Ideal estão intrinsecamente ligadas à construção da identidade e autonomia das crianças. Estas ações não apenas orientam, mas também fomentam a edificação das diversas linguagens presentes nas interações dos alunos com os objetivos de conhecimento. Isso abrange a música, as artes visuais, a linguagem oral e escrita, o entendimento da natureza e da sociedade, a matemática e o movimento. Ao considerar esses elementos, a escola visa proporcionar um ambiente educacional que promova não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento integral e a expressão diversificada das habilidades das crianças.
Os recursos, materiais e situações desenvolvidos no ambiente escolar da Escola Futuro Ideal são meticulosamente planejados para estabelecer uma conexão próxima com as práticas sociais reais. Essa abordagem visa criar aprendizagens significativas, proporcionando condições para trabalhar com os conhecimentos prévios dos alunos. A proposta educativa compromete-se não apenas com a transmissão de conhecimento, mas também com a promoção da aprendizagem em situações orientadas. Destaca-se a interação como um fator crucial para o desenvolvimento e princípio fundamental de aprendizagem, além de considerar a resolução de problemas como uma estratégia essencial na relação com os componentes curriculares. Isso culmina em um ambiente educacional que estimula a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades práticas e cognitivas.